top of page

Captação e Endividamento:

Capital próprio:

A primeira fonte de capital utilizada pelos empreendedores. Apesar de vantajoso, por não haver perda de autonomia para tomada de decisões, esse tipo de capital tem suas desvantagens, como a limitação das perspectivas de expansão e o crescimento do empreendimento que fica baseado no reinvestimento de lucros.

Linhas de fomento e subvenção:

Os Órgãos e Agências de Fomento são instituições públicas que tem como missão apoiar financeiramente a pesquisas e soluções em ciência, saúde, tecnologia e inovação. Pesquisar novas linhas, entender o seu funcionamento, desenvolver os projetos, submetê-los à aprovação e, uma vez aprovados, empenhar-se no cronograma e na prestação de contas.

Endividamento:

Uma das agências de risco que faz as análises do grau de investimento dos países, a Fitch, calcula que a alavancagem média das empresas brasileiras deve fechar o ano em 4,5 vezes.

Para alguns outros pesquisadores, o endividamento x o lucro das empresas já está em 5 vezes. Ou seja: as empresas devem 5 vezes mais do que estão lucrando.

Capital de Familiares e Amigos:

Também conhecido como 3F, do inglês friends, family and fools, tem baixo custo e é muito baseado na confiança. É uma forma de empréstimo mais fácil ou rápida de ser adquirida, mas é preciso muito cuidado para não estragar relações pessoais.

Linhas de Crédito Bancário: 

Além de as despesas com juros serem dedutíveis para fins de imposto de renda, financiar um negócio com linhas de crédito é uma das formas mais seguras, pois não há perda de participação acionária. Em contrapartida, as desvantagens são a exigência de garantias patrimoniais, as taxas de juros elevadas e o aumento do risco da empresa, o que pode ser um obstáculo para conseguir novos empréstimos.

Capital de Risco:

Investidores aportam capital em empresas esperando ganhar participação nos lucros e aumento do valor da empresa. A dinâmica é de risco e recompensa e, naturalmente, eles esperam um retorno maior do que os bancos comerciais.

Existem vários tipos de investimento de risco, como investidores autruistas, venture capital e private equity, e cada um tem uma forma diferente de contribuir para o sucesso do negócio e zelo de suas contrapartidas.

TGA Administração Societário RH Cargos & Salários Governança Marketing CRM/BI B2B/B2C eCommerce Controladoria Planejamento Controle Fiscal SAT-eCF Finanças Aplicação Investimentos Captação Endividamento Tecnologia ERP SAPall PME Incidentes Redes Treinamento Blog

diretor@tgaconsulting.com.br

dardoTGAtransparente.png
bottom of page