O tal do cavalo encilhado está passando aí!
- Claudio TA Carneiro
- 2 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

Vimos convivendo com a deterioração dos indicadores econômicos, políticos e sociais, em nosso Pais, há muito tempo, notadamente nos últimos 4 anos e presentes, expressivamente, em 2017.
A recessão acumulada do período citado, alcança os 10% e, como consolo, contrapõe uma redução persistente da inflação, caminhando para menos de 4% aa, induzindo uma redução da taxa primária de juros, medida pela taxa Selic, que projeta ficar abaixo do 9%aa.
Paralelamente a chamada economia real expressa recordes negativos nos indicadores de emprego, na baixa taxa de investimentos, na redução da taxa de juros reais da economia e, resumindo, na incipiente performance do crescimento econômico e bem-estar social.
Segundo projeções otimistas, cresceremos algo em torno de 0,5% neste ano, com inflação ao redor de 4%aa e taxa de juros ao redor de 9%aa.
Reformas importantes tramitam no Congresso Nacional com impacto previsível no futuro próximo brasileiro. Mesmo que não sejam as ideais, sendo as possíveis, contribuirão para a formação de um ambiente positivo no cenário nacional.
Novos rumos mesmos só a partir de 2018 quando elegeremos uma nova classe política pós-lavajato e passarmos o País a limpo.
Esse cenário torna 2017 um ano de oportunidades. Esta é a hora de semear boas sementes para poder colher safras recordes adiante.
O empreendedor, hábil no convívio a riscos e oportunidades, vislumbra uma perspectiva bastante positiva com indicadores econômicos favoráveis, classe política renovada, controle maior da corrupção e, principalmente, otimismo.
A preparação para a retomada da economia é agora, adiante será muito mais difícil e dificil e cara. Se empreender está complicado no momento, é hora de preparação para melhores dias.
A reorientação estratégica, revisão de políticas mercadológicas, planejamento e controle econômico-financeiro, preparação de lançamentos de novos produtos e serviços, reestruturação de capacidade instalada física e humana, base instalada de tecnologia da informação.
Portanto, mãos à obra já!
diretor@tgaconsulting.com.br
www.tgaconsulting.com.br
Comments